PORTUGUÊS

Como língua de acolhimento

O que é

Desde 2014, a Casa Cultural Mafalda oferece cursos de Português voltados a pessoas em Situação de Refúgio e Imigrantes na cidade de São Paulo, apoiando seu processo de inserção e acesso a direitos na sociedade brasileira.

O Núcleo de Apoio a Pessoas em Situação de Refúgio e Imigrantes (NAPRI) conta com uma rede de parcerias que vão além de aprender o idioma e auxiliam essas pessoas em questões burocráticas e legais que possam vir a enfrentar durante o processo de estabelecimento no Brasil.

No nosso curso, o ensino de português é feito a partir de uma abordagem de Acolhimento, na qual priorizamos as necessidades imediatas dos(as) estudantes e os desafios encontrados em seu dia-a-dia. Assim, buscamos ensinar Português de maneira prática e conectada à realidade, para que o idioma contribua ativamente no processo de inserção e socialização, garantindo acesso pleno aos direitos de saúde, educação, trabalho, cultura, dentre outros.

Como funciona

O Curso de Português como Língua de Acolhimento oferecido pela Casa Cultural Mafalda conta com módulos de acordo com o nível de conhecimento do(a) estudante:

Básico I - familiarização com o idioma e competências de comunicação principalmente orais para apoiar o processo de inserção social do aluno no país.

Básico II - aprimoramento das competências de comunicação principalmente orais e de leitura.

Intermediário - aprofundamento do estudo do português.

Continuidade do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com atenção maior à gramática.

As aulas são presenciais e ocorrem aos sábados das 10h00 às 13h00.


Inscreva-se

O Curso de Português como Língua de Acolhimento para Imigrantes e Pessoas em Situação de Refúgio recebe estudantes independente do seu nível de conhecimento do português.

Interessado em participar das aulas?

As inscrições abrem em diferentes momentos no ano, acompanhe na página.


Seja VOLUNTÁRIO(a)

O NAPRI é integralmente formado por uma equipe de educadores e educadoras voluntários(as).

Contamos com duplas de educadores(as) responsáveis pela condução das aulas em cada um dos módulos oferecidos. As duplas se alternam nas aulas semanais, dessa forma cada educador é responsável pelo preparo e condução de uma aula quinzenal.

Não é necessário experiência prévia em sala de aula ou formação específica em Letras. Somos um time multidisciplinar e buscamos explorar as diferentes potencialidades encontradas no time de voluntários(as)!

Contamos com capacitações e reuniões de equipe ao longo do semestre, a fim de garantir a troca de experiências e apoio mútuo para a realização do curso.

CONSULTORIA

Com a expertise acumulada pela equipe ao longo desses oito anos de trabalho, o NAPRI oferece programas de consultoria pedagógica para outras entidades interessadas na criação de cursos de Português como Língua de Acolhimento, a fim de ampliar a oferta desses serviços à comunidade.

Nessa parceria oferecemos gratuitamente consultoria para capacitação e acompanhamento de equipes interessadas em atuar em projetos com este público.

Mande um e-mail contando um pouco da sua história e intenção para criar um curso de Português como Língua de Acolhimento na sua região e como podemos ajudar: idiomasmafalda@gmail.com

Projetos desenvolvidos

Casa Dom Luciano

Em parceria com a Casa Dom Luciano oferecemos o Curso de Português como Língua de Acolhimento para imigrantes e pessoas em situação de refúgio.

Ver matéria: https://www.fealegria.org.br/casa-dom-luciano-mendes-apoia-migrantes-venezuelanos-no-pico-de-desemprego-durante-a-pandemia/

Material didático

Orientamos nossas aulas pelo material didático Pode Entrar, elaborado e revisado pela nossa equipe de voluntários(as) em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refúgio – ACNUR/ONU.

Por termos uma abordagem de acolhimento, adaptamos a didática para refletir a necessidade e os interesses da turma. Dessa forma, os(as) educadores(as) têm bastante flexibilidade para incluir atividades extras que sejam pertinentes à aprendizagem da turma.